Introdução

Você pode acompanhar o desempenho do disparo de e-mails de avaliação enviados pela Yourviews. Dessa forma, é possível entender as taxas de envio, abertura e conversão da ferramenta.


Para verificar esses números, vá em Dashboard > Analytics.

Você verá dois painéis: O primeiro se refere aos disparos de do primeiro e-mail de solicitação de review. O segundo painel se refere ao redisparo de e-mail (que é feito para os clientes que não escreveram review na primeira interação).



Os dados podem demorar até 48h para estarem completamente atualizados. 


Períodos

Através da caixa de seleção você pode verificar a taxa de disparos em períodos pré-definidos.

Utilizando as seleções "Últimos 3 dias", "Última semana" ou "Últimas 2 semanas" você verá os resultados agrupados por dia.

Utilizando "Último mês" o agrupamento é semanal

Utilizando "Último ano" o agrupamento é mensal



Valores do gráficos

À primeira vista o gráfico pode parecer um pouco confuso. O guia abaixo detalha melhor o que cada linha quer dizer.


Enviados - A quantidade de e-mails de avaliação enviados naquele período

Abertos  - A quantidade de pessoas que abriram o e-mail de avaliação

Clicados - A quantidade de pessoas que clicaram no botão "Escrever avaliação" (ou equivalente) do e-mail de avaliação

Reviews escritos  - A quantidade de pessoas que, após clicar no botão de "Escrever avaliação" de fato deixaram uma avaliação

Reviews totais  - A quantidade de avaliações que foram realizadas nesse período (dia/semana/mes). Em geral esse número é maior que o anterior, já que ele é contabilizado, também, quando um cliente escreve mais de uma avaliação por e-mail.


Os valores abaixo se referem aos cálculos de conversão realizados pelo sistema com base nos números acima.

Abertos/Escritos - % de e-mails abertos que geraram review. Se esse número estiver baixo significa que os seus clientes não estão interessados em deixar uma avaliação. Oferecer um cupom de desconto, fazer um e-mail com conteúdo mais chamativo ou tentar diminuir o tamanho do formulário de review pode ajudá-lo a receber mais avaliações. 

Enviados/Escritos  - % de e-mails enviados que geraram review. É uma boa ideia comparar esse número com o anterior. Se eles estiverem muito díspares, talvez seja necessário criar um assunto de e-mail mais chamativo.

Aberto/Total - % de e-mails abertos pelos clientes que geraram 1 ou mais reviews. Um cliente pode escrever mais de uma avaliação por e-mail, já que o sistema irá recomendar outros produtos comprados e esse número, portanto, deve ser maior que o Aberto/Escritos.

Enviados/Total - % de e-mails enviados que geraram 1ou mais reviews. Da mesma forma que a métrica anterior, é comum que clientes escrevam mais de uma avaliação por e-mail enviado, especialmente clientes que são promotores da sua marca. É possível, inclusive, que esse número seja superior a 100% (quando o número de avaliações escritas supera o de e-mail enviados no mesmo período)