A autenticação em dois fatores consiste em utilizar uma informação (Senha) que o usuário possui, em conjunto com uma informação (Token de Autenticação), que ele adquiri através de um meio externo, para verificar a autenticidade do usuário.

    Os tokens são gerados dinamicamente em aparelhos e softwares destinados a essa finalidade, e possuem um tempo para sua utilização.

    Essa método de autenticação cria uma camada extra de segurança entre seus dados e uma tentativa de invasão, pois alem de saber a senha de sua conta de usuário, o invasor também terá de fornecer o token de autenticação que é gerado pelo autenticador atrelado à conta.

    Existem diversas formas para se obter um token de autenticação, os serviços geradores de tokens mais comuns se dão através de mensagens SMS, aparelhos eletrônicos específicos para essa finalidade e também apps para smartphones.

    No tutorial a seguir você irá aprender a configurar a autenticação em dois fatores para a sua conta Yourviews, aumentando assim a segurança das informações de sua loja.

  

    Para conseguir ativar o gerador de tokens, você deverá baixar um dos seguintes aplicativos:

        


    Ou utilizar um aplicativo de autenticação em dois fatores de seu gosto.

    

    

    - Acesse o dashboard Yourviews e no menu esquerdo acesso Conta -> Autenticação em dois fatores.

    

    

   - A seguinte tela será apresentada, ative a autenticação clicando no switcher.

    

    

    - Será apresentado então a modal de configuração do gerador de tokens.

    


    Para este tutorial tomaremos como exemplo o gerador de tokens Google Authenticator.


    - Acesse em seu aparelho celular o app de geração de tokens, a seguinte tela sera mostrada.

     


    Clique em "Begin", e escolha a forma que o segredo do autenticador sera inserido. Existem duas formas de inserção do segredo, sendo elas uma utilizando o leitor de QR Code do próprio app ou digitando o segredo gerado. Escolha a que mais lhe agradar.

Leitor Qr Code


Entrada Manual do Segredo




    - Após isso o autenticador já estará apto a gerar os tokes de autenticação para seu usuário.


    - Atenção: Após executar a configuração em seu smartphone, clique em salvar na tela de configuração para salvar os dados.


    - Caso queira testar os tokens gerados acesse o botão "Testar autenticação"

   

    


    Após executar a configuração a sua conta de usuário Yourviews estará protegida com a autenticação em dois fatores. Para que o login seja completado, será necessário inserir um token gerado pelo app.


    A utilização dessa autenticação garante maior segurança para suas informações.