Imagine que sua loja possui dois produtos quase idênticos. Eles possuem identificadores diferentes, mas, em geral possuem funcionalidades bem similares. O caso abaixo apresenta o mesmo produto, apenas com diferença em suas cores:


No cenário dessa loja, seria interessante que os produtos similares compartilhassem os mesmos reviews entre si. Ou seja, o produto de cor preto teriam as mesmas avaliações do produto branco e vice-versa.

Percebe que nem sempre a cor de um produto é determinante para que seja enquadrado como similar - nesse cenário, no entanto, faz bastante sentido.


Com a nova funcionalidade de produtos similares é bem fácil criar grupos desses produtos e compartilhar os reviews entre eles.


Criando um grupo 

Um grupo é um conjunto de produtos que irá compartilhar as avaliações entre si. As mesmas avaliações serão exibidas em todos os produtos do grupo.

a) O primeiro passo é acessar Configurações > Produtos Similares no admin da Yourviews. Agora clique em "Novo grupo de produtos".

b) Em "Nome do grupo", dê um nome sugestivo (ele é para controle interno apenas). A sugestão é de que esse nome faça alusão aos produtos que irão ser adicionados.

c) Agora, no campo "Adicione um produto ao grupo" comece a digitar o nome do produto desejado ou seu respectivo ID e clique em Adicionar

d) Se não encontrar o produto significa que ele ainda não foi integrado. Você pode adicioná-lo manualmente clicando em "Cadastrar Produto" e preencher o formulário respectivo.

e) Após adicionar todos os produtos, clique em "Salvar"



Indexação

Pode haver um tempo para que as avaliações sejam replicadas para todos os produtos. Quanto mais avaliações e mais produtos, maior o tempo de espera. 

Recomendamos aguardar pelo menos 3 horas para validar que o resultado esperado foi atingido e os reviews estão em todos os produtos do grupo.


Dúvidas

1 - Os novos reviews também serão compartilhados?

Sim. Após criar o grupo, não é necessária mais nenhuma ação.


2 - Posso remover um produto do grupo?

Sim. Ao remover o produto os reviews do mesmo deixarão de ser exibidos nos demais produtos do grupo e vice-versa.


3 - O cliente sabe desse compartilhamento?

Não, ele é transparente ao usuário final, tanto ao escrever o review quanto ao visualizá-lo.


4 - Posso fazer grupos para todos os meus produtos?

Essa funcionalidade deve ser utilizada com cuidado. A mesma informação replicada em várias páginas pode indicar ao Google que há uma duplicidade de conteúdo, gerando penalização a essas páginas. Seu uso deve ser restrito ao realmente necessário.


5 - Um produto pode estar em mais de um grupo ao mesmo tempo?

Não. Cada produto só pode pertencer a um grupo apenas.


Importar grupos

Se você desejar, pode enviar uma planilha contendo todos os IDs de produtos que deseja agrupar.

Nesse caso é importante notar que a Yourviews não possui todos os produtos da base - apenas aqueles que foram comprados recentemente. Dessa forma, pode ser que nem todos os produtos sejam colocados no agrupamento durante a importação.


Para importar, faça o seguinte:

a) Baixe o modelo de planilha

- Cada linha da planilha irá gerar um novo grupo ou atualizará grupos já existentes de produtos similares. 

- Apenas a primeira célula é utilizada. Ela deve conter uma lista de todos os IDs de produto pertencentes a esse grupo, sempre separado por vírgula.


b) Solicite a importação

Para isso, você deve abrir um chamado com nosso suporte anexando a planilha, conforme acima.


Importar grupos com a VTEX

Se você utiliza a plataforma da VTEX, nosso sistema pode utilizar os "Produtos similares" cadastrados na plataforma e atualizar automaticamente os grupos respectivos.

Para isso:

a) Certifique-se que os produtos estão com cadastros de produtos similares corretos. Veja mais:
https://help.vtex.com/tutorial/configurando-produto-similar-sugestoes-acessorios-e-genericos?locale=pt 


b) Abra um chamado com nosso suporte e solicite a ativação da funcionalidade.